terça-feira, 21 de junho de 2016

Forninho Saloio

O Forninho Saloio está no meu Top 5 de restaurantes em Lisboa. É daquelas jóias escondidas onde se levam os amigos que queremos por perto. Ser um habitué tem as suas vantagens. O tratamento VIP faz-me sempre sentir em casa. Cheguei a frequentar praticamente diariamente e assim continuaria se não tivesse mudado de emprego.

O restaurante
Escondido numa pequena travessa junto à Rua de Santa Marta, chegados à porta, podem duvidar das minhas palavras. Será o Forninho tudo o que eu digo? É. Ao almoço, sobretudo durante a semana, após às 13h00 existe fila de espera. Há que ter paciência e tempo para esperar.
As duas salas do restaurante são apertadas. Como espaço popular que é, o barulho dos comensais pode ser demasiado. Um preço a pagar pelos muitos grupos de amigos que ali se juntam e pela má acústica de um espaço construído sem os cuidados do presente.

A ementa
A ementa é formada por pratos fixos e uma vasta selecção diária onde se destacam os grelhados de peixe ou de carne. Tudo o que comi é de excelente qualidade. Sejam os bifes de atum ou de espadarte ou as tirinhas de porco preto. Batata frita à mão, comida saborosa e sem outra pretensão que não a de servir bem quem lá come.
A carta de vinhos é uma surpresa para o tipo de restaurante. Com boas referências de gama baixa ou média, eu prefiro ficar-me pela imperial. Sempre bem tirada. Gelada e que acompanha na perfeição as carnes grelhadas com mestria.
Se as doses generosas do Forninho ainda deixarem espaço para a sobremesa, é escolher de olhos fechados. A tarte de gila e pinhão é deliciosa. Mas a selecção de outras tartes e doces de taça é extensa, e vale a pena provar as várias opções.

O serviço
O serviço pode ser caótico. Apesar de eficaz e simpático, é muitas vezes condicionado pelo espaço apertado do restaurante e pela azáfama de clientes que entram e saem. A mim não me incomoda. Conheço bem todos os empregados e sou, por isso, mais tolerante. Acredito que quem procure um serviço mais profissional se possa sentir desagradado.

Veredicto
Em Lisboa é dos melhores restaurantes ao nível da relação qualidade/preço. A comida é excelente e com um preço que começa a ser raro no presente. A ir sem reservas.

preço por pessoa: 10€

Forninho Saloio
Travessa das Parreiras, 39, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário