sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Tasca do Zé

Aqui há dias desafiaram-me: "Vamos ali experimentar uma das tascas do Pragal. Aquilo está sempre cheio de gente, não pode ser mau." Ao que eu pensei "a Redentora também está sempre cheia, e não se pode dizer que seja por causa da qualidade da comida." Relutante, aceitei. E lá fui num almoço domingueiro de família à Tasca do Zé.

(foto do Google Street View)
A Tasca do Zé tem uma pequena esplanada "amarquisada", e o grelhador de carvão na rua, como tantas outras por esse país fora. Para entrarmos, temos de atravessar o fumo da grelha e alguma confusão de pessoas que ora estão na sua mesa, ora trocam dois dedos de conversa com o senhor que gere a grelha.
Lá dentro, um espaço pequeno com demasiadas mesas para tão pouca área. As mesas são corridas, encostadas a uma das paredes da sala. Num canto, à janela, e bem perto de uma das mesas, uma gaiola no chão com um papagaio que, felizmente, não nos brindou com o seu "cantar" durante o almoço.

"Apanhámos" uma das senhoras que estava a servir, que andava a correr de um lado para o outro, para lhe perguntarmos onde nos podíamos sentar. Lá nos indicaram uma mesa, e acabámos por ficar colocados praticamente ao lado de um casal que já lá estava. Não é algo assim tão estranho, afinal há já um ou outro restaurante que até se intitulam de gourmet que já fazem o mesmo. Aproximou-se da mesa a empregada que nos perguntou o que queríamos, ao que perguntámos "o que é que há?", uma vez que ninguém nos entregou nenhuma lista. A ementa do dia é ditada de cabeça: "Há salmão, peixe-espada e douradas do mar, tudo grelhado na brasa. É acompanhado com saladinha e batata cozida. O menu inclui pão, bebida e sobremesa." Acabei não resistir e pedi a carta. Responderam-me que não havia (afinal do que é que eu estava à espera?). E eu insisti "Mas se não tem carta como é que eu sei o preço do menu?" A empregada chamou a dona do restaurante (supus eu que se tratava da dona) para nos indicar o preço. Percebemos que o preço foi feito na hora. Foi um momento de análise cuja sentença ditou 10€/pessoa.
Ok, se calhar não vou a tascas suficientes, mas penso que a transparência nos preços é algo que deve estar presente independentemente do tipo de restaurante. Estarei enganada? Se bem me lembro, até a Redentora tem uma lista para apresentar aos clientes!! Não protestámos. Era domingo e não havia espírito para reclamações. E o preço sentenciado nem era assim tão mau, pelo cada um pediu o seu peixe e aguardámos.

Em menos de nada, os pratos aterraram à nossa frente. Duas postas de salmão, um peixe espada e uma dourada do mar, acabadinhas de sair do carvão, com um aspecto delicioso.
Numa palavra: maravilhoso. A frescura do peixe - inquestionável. Parecia que tinha saído directamente da rede dos pescadores da Costa para a brasa da Tasca do Zé. Apenas temperado com sal grosso, uma receita de uma simplicidade incrível, uma aposta certeira. Os acompanhamentos, clássicos, como devem ser, as batatinhas cozidas e a salada mista.

Este foi um típico episódio de "não negue à partida uma ciência que desconhece." Na verdade a minha experiência em tascas até então tinha sido A Redentora. Qualquer um que tenha passado a juventude em Almada conhece A Redentora. Em poucas palavras, é um clássico local para, a muito baixo custo, comer qualquer coisa e beber muita coisa, antes de se ir para outros pontos nocturnos. Daí ficar um pouco receosa de entrar numa tasca, mas de facto, a Tasca do Zé está sempre cheia, e há uma razão para isso. Afinal, quem resiste a um peixinho grelhado de grande qualidade por um preço tão amigável?

data da visita: novembro.2011
preço por pessoa: 10 €

A Tasca do Zé
Rua Direita, 40, Pragal - Almada 
(junto à esquadra PSP)

7 comentários:

  1. Estas tascas são verdadeiros tesouros: peixe fresco, boa grelha e preço amigo. :) É deitar sal ao peixe e está feito.
    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora Eira Velha e-mail : dora.scs.eira@hotmail.com8 de março de 2012 às 23:27

      Estou no Brasil, em maio estarei em Portugal, gostaria do mapa da localização, pois pretendo visitar A Tasca do Zé....Aguardo e agradeço...Dora

      Eliminar
  2. É verdade, Susana! Ainda tive dúvidas em desvendar o segredo, e guardar o tesouro só para mim.
    Mas na verdade, acho que estes negócios, na altura em que estamos, merecem toda a divulgação que precisam. Por muito bons que sejam, também têm de tentar vencer "aquela-que-não-deve-ser-chamada".
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dora....e-mail dora.scs.eira@hotmail.com5 de março de 2012 às 00:22

      E o enderêço...pois fiquei curiosa para conhecer....já que viajo para este maravilhoso país em abril/2012

      Eliminar
    2. Olá Dora, o endereço é o que está no post: Rua Direita, 40, Pragal - Almada (junto à esquadra da PSP). Fica um pouco longe dos circuitos turísticos, mas caso decida atravessar o rio para ver o Cristo-Rei, não fica muito longe e olhe que vale a pena.

      Eliminar
  3. Dora Eira Velha e-mail : dora.scs.eira@hotmail.com8 de março de 2012 às 23:31

    Obrigada pela informação.... não podemos perder esta oportunidade, principalmente por dizer q vale a pena...

    ResponderEliminar
  4. Olá Dora!
    Deixo-lhe o link para o Google Maps: http://maps.google.com/maps?q=Rua+Direita,+40,+Pragal+-+Almada+(junto+%C3%A0+esquadra+da+PSP)&hl=pt-PT&ie=UTF8&sll=37.0625,-95.677068&sspn=40.732051,79.013672&hnear=R.+Direita+40,+Pragal,+2805+Almada,+Set%C3%BAbal,+Portugal&t=h&z=16

    Desejo-lhe uma boa estadia!

    ResponderEliminar