domingo, 2 de outubro de 2011

Taberna do Chiado

Quando passava na Rua Nova do Almada e via as mesas junto das varandas de um primeiro andar, com as janelas abertas para a rua, confesso que ficava cheio de vontade de experimentar aquele restaurante…

Numa sexta-feira à noite de fim de verão, daquelas em que apetece qualquer coisa diferente, decidimos experimentar um restaurante novo. Claro que no topo da lista me surgiu a “Taberna do Chiado”.

Quando cheguei ao restaurante fiquei bastante surpreendido. Eram cerca de 20.30 de uma sexta-feira e a sala do restaurante somente tinha uma mesa ocupada! Depois fomos informados que o restaurante também tinha uma esplanada nas traseiras, que foi por onde optámos jantar. Aí o cenário era mais composto e, apesar de a esplanada não ser nada de especial (estamos encurralados entre duas paredes, num corredor estreito), o local era agradável (numa noite de verão comer na rua é sempre bom!).

A localização do restaurante é excelente. Mesmo no coração da cidade e num pulo estamos bairro alto, para um copo depois de jantar, caso se esteja na mood. E o facto de haver muitas mesas disponíveis e ser relativamente sossegado faz com que o restaurante ganhe pontos em relação a outros que por ali existam.

Começámos com uma entrada que aprecio muito, e é muito popular nos dias que correm na generalidade dos restaurantes: ovos mexidos com farinheira. E foi uma boa escolha. O prato de entrada estava bem apresentado (simples e sem ser folclórico) e muito saboroso.

Para jantar escolhi Tiroleto vegetariano (um prato vegetariano, tal como o nome indica). Os vegetais eram diversificados (milho, cogumelos, courgette, pepino e cebola - podem existir mais legumes, mas a sua presença passou-me despercebida) e o molho de queijo muito bom (pelo menos na primeira garfada). O prato somente acompanhava com arroz branco, o que pode ser um minus quando estamos a meio da refeição. O molho de queijo que no início era muito interessante ao longo do jantar pode revelar-se muito forte e mesmo enjoativo. Fica uma sugestão, se existisse um outro elemento no prato, que corte o sabor forte do queijo, o prato seria mais “fácil”.

A comida foi boa. A decoração dos pratos é bastante simpática e apelativa (até adiciono uma foto “à turista” para poderem visualizar o que escrevi).

A acompanhar bebemos sangria branca. O que se revelou uma verdadeira desilusão! Tendo em conta que o jarro de um litro custa treze euros, esperava muito mais do que sumo de laranja, que era o que na verdade estávamos a beber. Aliás, por duas vezes e a empregados diferentes, demonstrámos a nossa opinião em relação à sangria, sem, no entanto, obter qualquer efeito (aliás, até poderia entrar em mais pormenores e contar a história engraçada que tivemos com o gerente/responsável do restaurante, mas não me quero alongar).

O menu das sobremesas deixa um pouco a desejar. Não houve nenhuma sobremesa que nos tenha despertado a curiosidade e o interesse, por isso a refeição terminou sem um fecho doce (ainda por cima tinha ficado BEM cheio depois de todo aquele molho de queijo…).

De uma forma geral o restaurante, a comida e o serviço é bom. No entanto fica a sensação que, para o preço que foi cobrado, a experiência deveria ser melhor (tenho que admitir que considero que paguei demais pelo jantar, mas bem, é um restaurante no Chiado).


data da visita: 09.set.2011
preço por pessoa: 20,50 €

Taberna do Chiado
Calçada Nova de São Francisco 2 - A
1200-300 Lisboa
www.tabernadochiado.com

Sem comentários:

Enviar um comentário