quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mercado dos Sabores 2011

d. e j., agraciadas com uma oferta de um passatempo, foram à descoberta do Mercado dos Sabores. Foi a 2ª edição de um evento promovido pela cadeia de distribuição Continente, que decorreu no Pavilhão Atlântico de 23 a 25 de setembro de 2011.

O espaço
O Pavilhão Atlântico é uma sala magnífica. Mas para concertos e eventos que o preencham se não na totalidade, quase. Porque um evento num Pavilhão Atlântico semi vazio é um pouco intimidante. Tendo em conta o tipo de evento, em que não são sequer utilizadas as bancadas, pensamos que o Continente poderia ter utilizado um espaço menos magnífico que o Pavilhão Atlântico. Qualquer pavilhão da FIL ou do CCL servia muito melhor o propósito (evitando a sensação de muito espaço para pouco conteúdo).

O Mercado dos Sabores pretende reunir produtores locais/regionais de produtos típicos portugueses, com o objectivo de os divulgar e promover. São portanto várias banquinhas, divididas por regiões, onde se podem encontrar enchidos, vinhos, queijos, pão, fruta, carne, etc. etc. Existia, ainda, ao fundo do recinto um espaço Popota (que não visitámos) e um outro que promovia os produtos de marca própria do Continente.
Ao centro, uma cozinha/palco onde se realizaram os Show Cookings.

No entanto, a sensação que se tem depois de se andar um pouco pelo recinto é de estar dentro de um qualquer supermercado Continente numa feira de promotoras e degustações. E algumas das promotoras nem são muito simpáticas e ficam a olhar para nós de lado quando ousamos degustar seja o que for.

Não tivemos oportunidade de experimentar a secção dos vinhos, mas ouvimos dizer que é um dos pontos que de facto, vale a pena.

As actividades
Sem dúvida, aquilo que torna este evento interessante, são so Show Cookings, que preencheram o evento ao longo dos 3 dias, com a presença de 5 grandes chefs portugueses, cada um responsável por uma região portuguesa:
  • Chef Hélio Loureiro (Minho, Douro e Beira Litoral)
  • Chef Henrique Sá Pessoa (Madeira e Açores)
  • Chef Justa Nobre (Trás-os-Montes e Beira Interior)
  • Chef Luís Baena (Alentejo e Algarve) 
  • Chef Miguel Castro e Silva (Estremadura e Ribatejo)
No dia 23, tivemos a sorte de assistir ao Show Cooking de Henrique Sá Pessoa, que nos brindou com três pratos que, infelizmente, não chegaram até nós para degustação, tantas eram as pessoas em redor das promotoras que distribuíram as amostras.

O primeiro, um "pequeno almoço diferente", constituído por um pão redondo (um bagel, creio eu), aberto ao meio e colocado num prato, com umas rodelas de tomate maduro numa das fatias, um ovo escalfado e regado a molho béchamel (feito ali no momento, em 5 minutos, que inveja!).
O segundo, um risotto de espargos e queijo da ilha, que deu para perceber o imenso tempo que um risotto demora a fazer para que fique em condições (o truque, diz o Chef, é acrescentar sempre um puré ao risotto. Neste caso foi puré de espinafres).
O terceiro, uma salada fria de macarrão riscado, rúcula, queijo da ilha e courgettes salteadas com tomate seco. Muito prático de fazer e com óptimo ar!

Para o próximo ano, se o evento voltar a acontecer... Bom, se houverem bilhetes de borla, novamente, poderemos ponderar voltar, mas tentaremos apontar bem aos dias de Show Cooking e tentar aproveitar as provas de vinhos, para garantirmos que vale a pena a deslocação.

data da visita: 23.set.2011
entrada: 3 € (mas havia várias ofertas)

Mercado de Sabores 2011
Pavilhão Atlântico, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário