terça-feira, 13 de setembro de 2011

MEZZOgiorno

E se estivessem numa boa noite de verão com amigos estrangeiros e eles perguntassem por um restaurante ali na zona (Chiado) onde se pudesse comer outdoors?

Claro que o primeiro pensamento que tive foi: O MEZZOgiorno! Já lá fui algumas vezes, a comida e o serviço é aceitável.

A esplanada do MEZZOgiorno é muito apelativa, um pátio interior no coração da cidade, que partilha o espaço com a esplanada do Fábulas (um café muito giro com um conceito muito interessante), portanto era previsível uma boa experiência.

Ao chegarmos, como não tínhamos mesa reservada, fomos informados pelo empregado que teríamos de aguardar cerca de vinte minutos para nos poder sentar. O que é normal acontecer, quando se visita um restaurante “popular” numa prime location e com preços acessíveis. O que me surpreendeu foi a falta de atenção por parte dos empregados enquanto esperávamos, nomeadamente, o facto de nem sequer perguntarem se estávamos interessados em pedir alguma bebida ou entrada enquanto não tínhamos mesa.

Passados cerca de vinte minutos, conseguimos a mesa e, entre massas e pizzas, todos fizemos os pedidos para o jantar. Quando foram servidas as refeições, todos obtiveram os seus pratos, à excepção de uma massa que não veio (e o tempo que demoraram para preparar as refeições, foi o suficiente para preparar todos os pratos), o que deixou no ar a sensação de um dos pratos não ter sido pedido na cozinha, ou se ter perdido pelo caminho… Quando já íamos a meio da refeição, chegou finalmente o prato desaparecido, com muitos pedidos de desculpas pelos empregados e com uma piada barata do tipo “fez bem em esperar porque este é de facto o melhor prato da casa”, que não compensa em nada o tempo de espera.

Focando no meu prato: Eu pedi uma pizza bastante simples: Molho de tomate, queijo, salami e um dos meus ingredientes favoritos: cogumelos.

A massa da pizza estava “OK”, (não é “pão de ló”, nem é uma massa extra fina), quanto aos ingredientes o queijo e o salami davam cor e sabor à pizza, mas os cogumelos eram quase inexistentes! Na verdade a pizza tinha sete pedaços de cogumelo (que era pequeno e estava bem laminado), o que tornava a situação ridícula. Como gosto muito de cogumelos não podia deixar passar esta situação em branco, pelo que, pedi a atenção do empregado para o facto da pizza apenas ter sete pedaços de cogumelos. A resposta que obtive foi também uma surpresa: “as pizzas no MEZZOgiorno são feitas desta forma, por isso se quiser mais cogumelos na pizza terá que pedir extra cogumelos e será cobrado como ingrediente extra”.

Não pedi cogumelos extra, limitei-me a saborear os pequenos sete pedaços de cogumelo que supostamente, são a quantidade ideal no entender do cozinheiro. Não sou apreciador de verdadeiros mercados nas pizzas, mas quando se indica determinado ingrediente no menu como estando presente num prato, espero conseguir saboreá-lo devidamente e não somente ter uma pequena amostra. Ainda se estivéssemos a falar de trufas? Mas eram cogumelos!

Quanto ao final da refeição, não pedimos sobremesa, até porque por essa altura já não tínhamos nenhum interesse em ficar mais tempo no restaurante, quer pelo fraco serviço obtido quer pela comida.

Moral da história, não tivemos uma experiência positiva e excluí o MEZZOgiorno da minha lista de restaurantes, o que é uma pena, porque este espaço tem potencial para muito mais!

data da visita: 04.ago.2011
preço por pessoa: 15€

MEZZOgiorno
Rua Garret, 19, Lisboa
T.: +351 213 421 500
http://www.pizzeriamezzogiorno.com/

6 comentários:

  1. Caro .o mundo é belo porque varia e parece-me claro do seu relato que o senhor é uma pessoa muito exigente e pouco flexível, que o deve tornar insuportável (com todo o respeito). sou italiano e não me permito de comentar os seus gostos em âmbito culinário pois também não gostaria de ser criticado no caso comentasse (é improvável) gostar de bacalhau com natas e adicionar o meu ingrediente favorito: cabrito. fico um pouco chocado normalmente com posições radicais, de quem observa e critíca em vez de viver uma vida saudável. será realmente preciso qe alguém o convide beber algo antes do jantar o que bla.bla.bla.. Viva a sua vida com boa disposição e não esqueça que a vida é curta.. Vou ao mezzogiorno a cerca de 5 anos... come-se bem e o âmbiente é alegre e humano, de uma humanidade que talvez não compreende. pena.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Antes de mais queria agradecer a sua visita e o seu comentário.

    E apesar de o seu comentário ser depreciativo em relação à minha pessoa, mesmo sem me conhecer, gostaria de dizer-lhe que gostei do que li, porque ao contrário de si, eu sou a favor da pluralidade de opiniões e gostos.

    Mas o anónimo acertou em cheio numa das minhas características: sou exigente! E sou-o com muito orgulho! E tenho pena que toda a gente não o seja! O mundo seria muito melhor se aprendêssemos a exigir mais dos serviços que nos prestam. Só assim conseguimos evoluir. Se não exigirmos mais caímos no relaxe e no desleixe onde não interessa oferecer um serviço esmerado com uma experiência de qualidade que fique gravada na memória pela positiva.

    Quanto ao seu comentário do bacalhau com natas com cabrito tenho-lhe a dizer o seguinte: se o cozinheiro quiser incluir no menu bacalhau com natas e cabrito, deve fazê-lo e esforçar-se por fazer o melhor bacalhau com natas e cabrito que conseguir. Isto implica incluir uma quantidade de cabrito suficiente para que quem optasse por esse prato poder de facto ver o cabrito. Se nos ingredientes de uma pizza constam cogumelos, os clientes têm direito a ver os cogumelos na pizza! Esta é a minha opinião.

    Fico muito contente que seja cliente do MEZZOgiorno e que esteja satisfeito com as suas experiências no restaurante. Eu gostaria de poder dizer o mesmo. Mas como de facto não é o que eu sinto, não é o que eu escrevo.

    Despeço-me novamente com um agradecimento sincero pela sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Caro g., tendo sido o meu comentário no FB (http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=193004984105341&id=1229140900&notif_t=share_comment) relativo a este post o que talvez tenha despoletado esta e outras reacções, apenas posso lamentar a falta de respeito demonstrada pela sua pessoa. Eu próprio, que apenas levantei uma questão na referida rede social, fiquei surpreendido com algumas das reacções que obtive, inclusive contra mim. Julgo que o contexto deste blog não foi compreendido por aqueles que criticaram o seu post, até aí tudo ok, mas em Portugal (salvo raras excepções) o direito de opinião e a liberdade de expressão ainda existem. Era o que faltava que por causa de um post acerca de um restaurante, fossemos tratados como brutos e ignorantes por aqueles que Portugal tão gentilmente acolheu para viver no seu território.

    ResponderEliminar
  4. Caro G.
    obrigado por ter "postado" o meu comentário, que admito, um pouco rude, mas que em sentido geral espelha o que penso, tal como o senhor o fez no seu blog. Exigência sim, dependendo de onde e quanta... e especialmente com que objectivo. Lamento a sua infeliz e atribulada permanência no restaurante em questão... enfim. como dizem os americanos "shit happens". Verdade seja dita, a escrita rápida deixa sempre muito pouco espaço para áreas cinzentas (ou de compreensão). Este post é para a preencher e relativizar. uma boa vida para si.

    ResponderEliminar
  5. A melhor pizza de Lisboa, ou seja a única pizza Italiana de Lisboa. As outras são imitações baratas! Infelizmente no país onde porcarias como Pizza Hut, Pasta Caffé, Quasi Pronti, Capri e Telepizza tem muito sucesso não podemos esperar que os indigenos tenham palato suficientemente desenvolvido para apreciar o que é realmente bom e genuino.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo

    A equipa deste blog gostaria apenas de salientar que o aqui foi partilhado pelo nosso colaborador g. foi a sua experiência no Mezzogiorno. Se a experiência do anónimo neste restaurante foi melhor que a que foi partilhada, felicita-mo-lo por isso, bem como ao próprio restaurante Mezzogiorno. Independentemente da sua opinião ser contrária a de quem partilhou esta experiência, tal não justifica os termos utilizados para adjectivar quem não pensa como o Anónimo. O do chefe ao chef é um espaço de partilha de experiências e opiniões, para tal é necessário respeito entre todos os que nele intervêm. O argumento para tal adjectivação também parece infundado, pois os elementos que compõem este blog, se colaboram neste projecto é porquê conhecem muito mais do que os exemplos que referiu, apesar de não rejeitarem à partida as refeições vendidas nas cadeias de fastfood, apenas porquê sim. Posto isto, julgo que mais importante do que tudo é esperar que numa próxima oportunidade o Mezzogiorno proporcione aos elementos deste blog o serviço que tão afincadamente tem sido defendido.

    ResponderEliminar