domingo, 4 de setembro de 2011

DELIDELUX

(foto daqui)

É verdade, o DELIDELUX não é propriamente um restaurante. É uma mercearia gourmet que tem uma cafetaria. Mas esta mercearia pode bem ser um dos melhores spots de Lisboa para um preguiçoso brunch de domingo. O espaço é simples, aconchegante, e com uma decoração moderna. Com uma vista de rio fantástica (com sorte não está lá nenhuma parede flutuante atracada a bloqueá-la, que é como quem diz, um navio cruzeiro), depois de terminado o brunch, será praticamente impossível resistir a dar umas voltinhas pelas prateleiras da mercearia, onde se podem encontrar toda a espécie de artigos gourmet.

"First things first" - para quem desconhece o conceito de brunch, pretende-se que seja uma mistura entre o pequeno almoço e o almoço (breakfast and lunch), a refeição perfeita para se tomar naqueles dias em que não há horas marcadas para acordar, e quando ficamos indecisos entre tomar o pequeno almoço (too little) ou atacar logo almoço (too much).

O DELIDELUX oferece dois menus de brunch, o Deli e o Delux (ah!). Num grupo de amigos, embora não chegando a tempo de conseguir uma mesa de esplanada, ficámos na zona interior da cafetaria e pedimos um menu Delux para cada um (é o mais completo e nós íamos com alguma fome, que já passava das 13h).

Neste dia, o menu Delux comtemplava: iogurte caseiro & puré de maçã, pão & croissant, manteiga & compota, sumo de laranja natural, ovos mexidos com tomate assado & cogumelos porcini / salmão fumado / presunto serrano / espargos verdes, chá / café / capuccino / chocolate quente. Um verdadeiro pequeno almoço de hotel!

Começámos pelo iogurte, que era natural, amargo no ponto de fazer lembrar ligeiramente os antigos iogurtes Vigor, e a mistura perfeita com o puré de maçã (que afinal também tinha canela, e ainda bem!).
O croissant, folhado de manteiga, era estaladiço e daqueles que dificilmente se consegue comer sem se transformar a mesa numa exposição de migalhas. Mas com compota ou com manteiga, delicioso (e guloso)! O pão, em dois formatos, um pão branco coberto de sementes de papoila e um pão escuro, não sei especificar de quê! Óptimos também para aproveitar a compota e a manteiga, ou também para acompanhar os ovos mexidos. Os ovos mexidos estavam também muito bons (eu pedi a versão com cogumelos), mas atenção - têm zero tempero - e por isso é que em cada mesa existem dois moinhos, com sal e pimenta, para cada um os temperar a seu gosto.
Uma nota menos positiva para o sumo de laranja, baptizado com um pedregulho de gelo e a dar a sensação que também tinha alguma água, ou então foi demasiado filtrado. Eu gosto pouco de sumos naturais que estejam muito "macios" (há sempre vestígios da fruta) e ainda menos gosto que venham com gelo, mas lá me esqueci de avisar para tirarem... Mas o sabor permitia ter a certeza que era natural, portanto não era nada de terrível.
No final, um capuccino, muito bem tirado (só faltaram os desenhos na espuma de leite, como alguém se queixou... lol) a terminar uma refeição atípica neste país, mas com potencial para se tornar um clássico domingueiro!

Fica a vontade de repetir a experiência, já que parece que a oferta em Lisboa começa a diversificar-se no que a brunch diz respeito. Se nunca experimentaram esta inglesice, o DELIDELUX parece ser o sítio ideal para a estreia!

data da visita: 04.set.2011
preço por pessoa: 13 € (menu brunch Delux)

DELIDELUX
Av. Infante D. Henrique, Armazém B - Loja 8, Lisboa

2 comentários:

  1. já la fui, embora não tenha pedido o brunch, fiquei com optima impressão do espaço tanto na vertente lazer como loja gourmet.

    ResponderEliminar
  2. Também já lá fui comer o bruch. O espaço é muito engraçado mas o serviço é moroso e demasiado caro para o que nos servem.

    ResponderEliminar