domingo, 18 de setembro de 2011

A Cave | Alentejo Profundo I

Mais típico não há...

As noites de sexta-feira de Viana do Alentejo são a antítese da nossa vida citadina, ou seja, pacatas e sem muitas opções de lazer/diversão. Para quem necessita de um pequeno escape do caos da cidade, garanto que esta pacata vila alentejana é o sítio ideal. Se o descanso inclui não cozinhar, alerto que as opções disponíveis são escassas, mas o restaurante A Cave está entre elas.

A Cave é o típico restaurante de qualquer cidade, ou vila deste país. Televisão ligada, toalha de papel, mesas e cafés banais, decoração claramente associada a aspectos tradicionais da vida alentejana e como 99% dos restaurantes e cafés desta região, o letreiro tem a presença da Delta Cafés. Para concluir, o serviço é simpático e atencioso q.b, sendo o preço acessível para as depauperadas carteiras portuguesas.

O que raio tem então A Cave? Qual o motivo para se escrever um post sobre este restaurante? A resposta é simples: a tradição da cozinha alentejana. Bem sei que tiveram ideias de confeccionarem cozinha madeirense (ver vídeo aqui), mas tal não deve ter resultado, pois nem sombra de peixe-espada branco, espetadas em pau de loureiro, milho frito ou bolo do caco. O forte deste restaurante são os Secretos/Plumas de Porco Preto, Migas e o Ensopado de Borrego, ou seja, pratos tipicamente alentejanos. Como só lá fui uma vez, vou limitar-me a descrever dois pratos, o que eu comi e o de quem me acompanhava (ou vice-versa se preferirem).

Plumas de Porco Preto - passemos ao essencial e esqueçamos o acompanhamento (arroz e batatas fritas), pois esta carne é de muito boa qualidade e quando bem confeccionada é um autêntico manjar. Bem grelhadas e temperadas, estas Plumas mantinham a textura e consistência próprias da carne de Porco Preto, i.e., mais suculentos e com um sabor mais apurado que a carne de porco "normal" que habitualmente consumimos.

Ensopado de Borrego - só o pormenor da loiça de barro (uma espécie de panela) em que o Ensopado de Borrego foi servido, já diz tudo sobre o cuidado que tiveram com este prato. A água do ensopado ainda vinha a ferver e emanava um cheiro fortíssimo a hortelã. Tive receio que a hortelã desse cabo do borrego, mas os meus medos foram infundados. A carne tinha um leve aroma a hortelã, mas o sabor próprio do borrego permaneceu intacto. O caldo do borrego e das batatas que o acompanhavam tinham um sabor a hortelã, o que para mim até foi bom, pois eu não gosto de batatas. Por fim, a quantidade foi suficiente para repetir duas vezes.

Sobremesa - A falha deste restaurante... Não é que eu ache a doçaria alentejana a melhor do país, mas um restaurante típico não ter uma Sericaia, ou uma Encharcada não faz sentido. Para quem gosta de chocolate, aconselho a mousse da casa, pois sendo uma sobremesa que varia imenso de restaurante para restaurante, a d' A Cave é de boa qualidade.

Vinho - meia garrafa de Vidigueira Tinto (um vinho da zona de Viana/Alvito/Cuba), colheita de 2009, serviu perfeitamente para acompanhar o Ensopado de Borrego. Não surpreendeu, não é um néctar dos Deuses, mas sabe bem e acomoda o Ensopado de Borrego no estômago. A relação qualidade/preço é imbatível.

Antes de terminar, gostaria de fazer uma menção honrosa ao couvert servido neste restaurante. Azeitonas verdes óptimas e um daqueles pequenos queijos curados de ovelha e cabra, que são de comer e chorar por mais. Sendo Portugal um país com excelentes queijos, mesmo assim acho incrível como por vezes ainda conseguimos encontrar estas surpresas, em restaurantes fora do mainstream dos guias da restauração.

Por fim e em jeito de resumo, A Cave é uma boa opção para quem está em Viana do Alentejo. Pratos tradicionais alentejanos, bem confeccionados e a bom preço. Existindo outras opções em Viana do Alentejo, acredito que este seja o restaurante com melhor relação qualidade/preço, porém num raio de 20 kms, Cuba e Alvito (para não falar em Évora) outros têm uma palavra a dizer...

data da visita: 09.set.2011
preço por pessoa: 12 €

A Cave
Loteamento do Mafouro, 7090-220, Horta Fonte Figueira
Viana do Alentejo
T.: +351 266 953 290

1 comentário: