domingo, 15 de abril de 2012

SushiCafé Avenida

Felizes possuidores das caixinhas-maravilha da Time Out 2por1, decidimos estrear o nosso primeiro desconto no SushiCafé Avenida. Dos quatro, apenas f. ainda não conhecia este restaurante, d. e j. tiveram uma boa experiência e g. nem por isso. Achámos então que seria o ideal para começar!

O Espaço
O SushiCafé Avenida "coexiste" com o Guilty, no n.º 28 da Rua Barata Salgueiro. E coexistir não é figura de estilo - estes dois restaurantes partilham alguns espaços em comum, como é o caso dos sanitários.
Em termos de decoração, o SushiCafé Avenida é inovador quando comparado com outros restaurantes da cidade de Lisboa. Por momentos, até parece que estamos dentro de um cenário de um episódio do Sexo e a Cidade. A cor principal é o branco, mas as paredes são revestidas a iluminação LED, que permite alterar a cor ambiente do restaurante sem qualquer dificuldade, com a possibilidade de adaptar o ambiente a dias especiais que se queiram celebrar. Nada melhor como uma foto para explicar:

(foto daqui)

Tem música ambiente, mas também conseguimos ouvir as pessoas com quem estamos a jantar. Parece algo que devia ser óbvio em qualquer restaurante, mas na verdade não é (basta visitar o vizinho).
Outro pormenor engraçado é o local onde está instalado o DJ - uma pequena varanda interior. Se não levantarmos o olhar quase não damos por ele. Não encontrei nenhuma foto, deixo a imagem onde se pode perceber um pouco melhor o conceito (ali em cima, do lado esquerdo):

(foto daqui)

O Menu
Com o desconto na mão, arriscámos o menu de degustação para dois, o Kitsetsu Kaiseksi. Assim que pedimos, a primeira pergunta que nos fazem é se estamos com muita fome. Como até estávamos mesmo, dissemos que sim, embora com ar surpreendido. O Miguel (quem acompanhou a nossa mesa), explicou-nos então que o menu era extenso e que gostam de avisar os clientes, porque se estiverem com pouco apetite, não irão aproveitá-lo como seria suposto. 

Explicaram-nos então que o menu foi elaborado de acordo com a ordem do menu imperial japonês. Não me vou alongar na descrição dos pratos, até porque não tenho memória fotográfica que me ajude (podem conhecer aqui a carta), mas o menu inclui desde o clássico sushi/sashimi até comida japonesa que não é peixe cru (também se cozinha por lá), como a sopa miso ou o magret de pato. 
Começámos por um amuse-bouche, um ceviche com peixe-manteiga e salmão, no ponto certo, sem ser demasiado avinagrada, como por vezes acontece com o ceviche (eu, pessoalmente, gosto de avinagrado, mas este estava mesmo no equilíbrio certo). 
De referir que o sushi/sashimi, como sempre, estava perfeito. Composto por atum, salmão, peixe-manteiga e carapau, uma mistura variada e de elevada qualidade. Nunca fui desiludida em nenhum SushiCafé onde fui - a frescura do peixe é inquestionável e o corte sempre exacto. g., no entanto, numa anterior experiência neste restaurante, teve o azar de encontrar uma espinha no meio de um sashimi. Esperamos que nunca tal se volte a repetir... 
A primeira sopa que nos serviram (cujo nome me escapa), tinha camarão, peixe, legumes e cogumelos shitake (que eu ADORO), e era excelente! Uma vez num workshop de sushi tive a tarefa de fazer uma sopa com cogumelos shitake, mas na altura nunca tinha provado outra antes. Neste dia percebi o quanto a sopa que fiz não tinha nada a ver com o que devia ter sido o resultado final... 
O prato de carne, um magret de pato, em que era notória a elevada qualidade da carne, incluía o pormenor inesperado de uma esfera de vinho do Porto, que tínhamos de rebentar por cima da carne para degustar correctamente o prato. Já todos tínhamos ouvido falar de cozinha molecular, mas ver e mexer é completamente diferente e dá vontade de brincar com a comida (coisa que nunca se deve fazer fora de casa, meninos!).
O prato mais "diferente" que provámos foi o de bacalhau... era cozinhado a baixa temperatura, mas a diferença era de que se tratava de bacalhau fresco - nós por cá, normalmente, só comemos bacalhau salgado seco.
A tempura de gambas, um dos últimos pratos, tinha uma textura suave e muito saborosa. Acho que até então só tinha provado uma vez tempura assim tão suave. Se estão a pensar naqueles fritos manhosos dos muitos "sushinêses" que por aí apareceram agora - tirem daí a ideia, não tem NADA a ver.
Para finalizar, uma sobremesa de frutas variadas e gelatina de iogurte (mais cozinha molecular). Foi opinião de todos que é uma opção essencial num menu tão extenso - se a sobremesa fosse "agressiva" faria toda a diferença, podendo "estragar" tudo no último momento.

O Serviço
Numa palavra: excelente. O Miguel, que não se cansou de responder às nossas perguntas, explicava-nos sempre a composição de cada prato, e também a sua origem ou forma de confeccionar, ou forma de o degustar. Pedimos desculpa ao Miguel se atrasámos o serviço porque ficámos com a impressão que ele passou imenso tempo a responder a todas as nossas dúvidas... 
À saída, também de salientar a atenção da conciérge, genuína (nem sempre acontece), perguntando se tudo tinha corrido bem e se tínhamos apreciado a refeição. Quando digo genuína, quero dizer que ficaram à espera da nossa resposta, e não perguntaram apenas por perguntar. Claro que não tivemos nada a reclamar, tudo correu na perfeição.

O SushiCafé Avenida é, actualmente, um dos melhores exemplos de restaurante de sushi da cidade de Lisboa. Embora nesta experiência tenhamos seguido uma das opções mais dispendiosas da carta, há que referir que, por norma, o preço médio ronda os 20 a 25 euros, e por este valor podemos comer uma boa refeição com excelente qualidade do peixe - a melhor que já provei em todas as minhas experiências de sushi.. Para os almoços, têm uma barra de sushi, onde é possível almoçar em pouco tempo (e por um preço mais reduzido), enquanto se observa o processo de preparação dos pratos que estão a sair para as mesas, preparados pelos sushimen. Recomendamos vivamente a visita!

data da visita: 02.março.2012
preço por pessoa:  51 € (com o desconto TimeOut ficou por 27 €)

SushiCafé Avenida
Rua Barata Salgueiro, 28, Lisboa

2 comentários:

  1. Boa tarde, descobrimos recentemente o seu blog e vimos imediatamente o Sushi cafe Avenida que visitamos recentemente. A experiência no geral foi boa, apenas o facto de o prato de degustação de carne não estar disponivel,o "ar de mar" não ter sabor e o bacalhau fresco estar com demasiado óleo, foi excelente! Mas tais "ninharias" são apenas expressas por quem está na área ;) A regressar se possivel! Continue com este espaço e parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigada pelo vosso comentário! Um de nós também já teve uma experiência menos boa no SushiCafé, mas regra geral tem corrido sempre muito bem. Acima de tudo, têm-se mostrado humildes e receptivos a sugestões, o que julgo ser muito importante nesta área, para que se possa apostar na melhoria contínua.
    Bom trabalho também no vosso blog! :)

    ResponderEliminar