segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Grande Palácio Hong Kong

(imagem do site)

Um restaurante chinês onde os chineses vão jantar.

Esta frase diz tudo. Na minha humilde opinião, este é o restaurante onde encontramos a melhor comida chinesa em Lisboa (pelo menos dos restaurantes que eu conheço!). E melhor, neste restaurante encontro comida chinesa muito semelhante àquela que encontrei em Macau e Hong Kong, este é um restaurante com verdadeira comida chinesa indo muito além das “Galinhas com Amêndoas” (que não me lembro de ver no menu...). Aliás, ao entrar no restaurante e ver que a frequência é composta essencialmente por orientais serve como indicador que a comida é boa.

O restaurante não é o mais cómodo (as mesas são corridas, e portanto há o risco termos uns vizinhos do lado menos agradáveis) e a decoração não é cativante (atrevia-me a dizer que é mesmo descuidada).

O serviço é bom, ou seja, os empregados falam um pouco de Português, o suficiente para entenderem o pedido e são simpáticos (para o restaurante em questão, não se espera um nível de serviço superior).

Mas o que verdadeiramente interessa no restaurante é a comida! E quanto à comida este restaurante é muito bom!

Claro que podia falar do maravilhoso Pato à Pequim, que sem dúvida têm de experimentar, mas nesta minha última visita optei por um Hong Kong revival e fiquei pelos “dim sum” e pelos “dumpling”.

Nesta refeição optámos por pedir vários pratos que seriam classificados como “entradas”, mas que na verdade são refeições e são óptimas refeições!

Para começar pedimos duas sopas: Sopa de Marisco com Tau Fau e Sopa de Camarão com Milho. Ambas as sopas têm uma consistência um pouco estranha, meio viscosa, mas muito saborosas com pedaços de marisco e tofu ou camarões com pedaços de “baby corn” (as sopas são servidas muito quentes, por isso é melhor aguardar para poderem saborear convenientemente este prato).

Seguidamente optámos por Raviosis de Gambas, que são pequenas bolas de massa de arroz (transparente) cozidas a vapor com recheio de gambas (óptima forma de abrir a refeição) e Fan Kor Aus Zechan, que têm uma massa muito semelhante aos Raviosis de Gambas, mas um pouco maiores (de tamanho) e o recheio de carne (diria de porco), amendoins e com um molho com um sabor quente, um pouco estranho, mas agradável.

Os Rolos de Farinha de Arroz, que são como um folhado (com massa filo) com recheio de gambas mas enrolado em massa de arroz transparente com molho de soja, são uma combinação diferente e saborosa.

Mas neste restaurante não se pode perder o pão chinês!

Pão Chinês com Galinha, que são bolas de uma massa branca (um pouco sem sabor), cozidas ao vapor, com um recheio de uma massa de galinha bem condimentado e saboroso.
E por fim o meu favorito: o Pão Chinês com Carne de Porco e Mel … provoca uma gula de comer mais um e depois outro… O pão, é novamente a massa branca, sem muito sabor, cozida a vapor, mas combinado com o recheio de pequenos pedaços de porco cortado aos cubos com um molho castanho avermelhado, que apesar de intensamente doce não enjoa e é de chorar por mais!

E como estamos num restaurante chinês para beber: Chá chinês!

Como dá para perceber, recomendo este restaurante! A comida é muito boa! E para quem mora em Lisboa, é logo ali (!!!), no centro da cidade, na esquina da Pascoal de Melo com a Avenida Almirante Reis.

Mas por favor, não façam pedidos sem sentido como já me aconteceu presenciar… Uma família, neste restaurante, pedir comida simples porque não gostam “nem de picantes nem de grandes misturas”! Por isso queriam galinha grelhada simples com “arroz chau chau” simples! Tenham noção! Se vão para um restaurante chinês têm de ter a mente minimamente aberta.

data da visita: 01.janeiro.2012
preço por pessoa: 14 €
(normalmente o preço pago por pessoa é superior e ronda os 20 €)

Grande Palácio Hong Kong
Rua Pascoal de Melo, 8 A, Lisboa

3 comentários:

  1. Não conheço o Hong Kong, mas sugiro o Yum Cha, na Figueirinha, em Oeiras, para uma experiência talvez melhor. Não ao nível da comida, mas do espaço.
    Sei que existe uma ligação entre os dois restaurantes, mas não sei qual.

    ResponderEliminar
  2. Para mim é bom mas não e o melhor chinês na grande Lisboa nem tem os melhores dumplings. Os pasteis de nabo são muito bons, o pão chinês também mas muitos outros dumplings são congelados industriais que qualquer pode comprar nas lojas chinesas de Martin Monis. Alguns pratos têm gordura de mais e o pessoal com os clientes não chineses as vezes é desagregável.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se são congelados ou frescos o que sei que sao muito bons os dim sum deste restaurante e o restaurante esta sempre cheio de gente,principalmente os chineses

    ResponderEliminar