quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jardim do Petisco

Um espaço onde a refeição é um petisco...

Para quem conhecia e apreciava o restaurante lisboeta Paixão dos Petiscos, provavelmente ainda não “digeriu” o encerramento deste espaço. Ao Paixão dos Petiscos de Lisboa deu lugar o Jardim do Petisco, situado no concelho de Sintra, mais precisamente na “aldeia em verso” de Gouveia. Este novo espaço mantém o essencial do conceito do anterior restaurante, ou seja, só são servidos petiscos (mais de 100...) a um preço convidativo, sendo o seu ambiente informal, descontraído e muito familiar. Ao nível das instalações, quando comparado com o antigo Paixão dos Petiscos, houve uma melhoria no novo Jardim do Petisco. Esta melhoria deve-se ao estilo rústico do interior deste novo espaço, mais em linha com o conceito de um restaurante de petiscos feitos à base de produtos portugueses tradicionais. Quando comparado com o espaço anterior, este novo restaurante apresente uma área maior e um jardim à sua volta, cujo potencial ainda não está explorado.

Em mais de 100 petiscos e apesar de muitas visitas a este restaurante, ainda não consegui provar mais de 20, sendo impossível descrever nestas linhas todos aqueles que já comi. Por este motivo, irei fazer a seguir um resumo daqueles que considero serem os melhores petiscos deste restaurante.

Queijo Assado
Este prato foi talvez o único para o qual senti diferença na mudança do Paixão dos Petiscos para o Jardim do Petisco. Esta mudança está relacionada com a mudança de queijos que foi feita. Os queijos agora utilizados, apesar de serem curados, não são tão secos como os anteriores, conferindo assim uma textura menos granulada, mantendo porém o mesmo sabor. O queijo de ovelha assado em azeite e ervas aromáticas, acompanhado por pão, confere a este petisco um sabor forte e ao mesmo tempo reconfortante para o estômago.

Ovos Mexidos com Farinheira
Esta “bomba calórica” é um petisco de uma simplicidade única: ovos mexidos mal passados misturados com farinheira! A receita deste petisco será certamente mais complexa, a sensação ao prová-lo é simples, é de pura gula. A mistura da textura do ovo mal passado, com o sabor da farinheira, provoca a vontade de comer mais e mais. Um dos ingredientes mais básicos da nossa culinária, combinado com um dos mais tradicionais enchidos portugueses, dificilmente daria mal resultado, por isso o segredo deste petisco tem de estar na sua confecção.

Cogumelos Portobello Assados com Queijo de Cabra Gratinado
Considero que este petisco é daqueles em que o contraste do sabor é dos mais acentuados. Os cogumelos portobello, quando assados apresentam uma mistura de sabores ácidos e amargos, o que combinados com uma pequena porção de queijo de cabra gratinado, confere o tal contraste que referi anteriormente. Não sendo um petisco único é certamente diferente dos restantes petiscos feitos à base de cogumelos.

Queijo de Cabra Panado com Doce de Frutos Silvestres
O queijo é uma componente central da maioria dos petiscos seleccionados, sendo que tal se deve à subjectividade do meu paladar. Porém, não referir este petisco, julgo que seria uma enorme falha, pois este petisco ao nível da sua confecção e contraste de sabores é realmente único. Um queijo panado, só por si, é uma forma diferente de trabalhar o queijo para a qual estamos habituados. Cobrir o queijo com doce de frutos silvestres, permite que ao cortá-lo haja uma mistura imediata do queijo derretido com o doce, o que lhe dá O verdadeiro contraste de sabores.
Este petisco não é “popular” entre aqueles que me acompanham normalmente nestas andanças, j. por exemplo não o aprecia. Porém, aconselho-o a quem quer experimentar algo de realmente diferente.

Salada de Polvo com Alho e Coentros
Polvo, alho e coentros, misturados com vinagre, dão origem a uma salada que quando servida fresca é um excelente petisco para fim de refeição. É um petisco leve, com a textura e sabor do polvo a ser bem combinado com o do alho e dos coentros, dando o vinagre apenas um toque final. É um petisco simples, sem contrastes de sabores muito fortes, ideal para desenjoar após ter provado uma série de petiscos muito mais calóricos.

Para além destes petiscos, existem outros igualmente bons, como por exemplo as Tiras de Porco Preto, o Chouriço Assado, a Tábua de Enchidos, o Queijo Camembert com Mel, os Coraçõezinhos Fritos, as Ameijoas e as Pernas de Rã (este último ainda não provei). Variedade não falta neste restaurante, sendo que o conselho que dou a quem ainda não lá foi, é ir com um grupo pequeno (duas a seis pessoas), de modo a pedir quatro ou cinco pratos e ir petiscando aos bocados. Este restaurante não é isento de falhas, pois tem uma carta de vinhos reduzida, especialmente nos brancos, que sendo vinhos mais leves e normalmente frescos, acompanham melhor alguns destes petiscos no Verão. Um bom vinho tinto acompanha bem a maioria dos petiscos que descrevi, um vinho branco mediano (desde que fresco) é sempre um bom acompanhamento para estes pratos. A imperial, desde que bem tirada, é um “valor seguro”. No Inverno sugiro que terminem a refeição com uma aguardente velha.

Outra falha deste restaurante é a falta de sobremesas, fruta em particular. Que não haja grande variedade de sobremesas compreende-se por não ser a especialidade da casa e provavelmente não é o seu objectivo, porém a leveza e doçura natural da fruta é um elemento essencial para finalizar uma refeição composta por pratos tão calóricos.

O espaço ainda é algo a ser trabalhado, porém como a mudança para estas novas instalações foi recente e repentina, dá-se o devido desconto.

Por fim, o preço é competitivo quando se vai em grupo e a conta é dividida "irmamente", ficando entre os 15 e os 20 euros, consoante o que se tenha consumido. 


data da última visita: princípios de julho.2011
preço por pessoa: 15 € - 25 €

Jardim do Petisco
Av. Nossa Senhora da Esperança, 62
São João das Lampas, Sintra

2 comentários: